Antiheroine: documentário biográfico sobre Courtney Love terá estreia no Sundance Film Festival
- Chrislen

- há 4 minutos
- 2 min de leitura
Projeto sobre a vida da vocalista do Hole integra a programação do festival, que apresenta novas realizações independentes em 2026
Conhecida como vocalista da banda Hole, a artista norte-americana, hoje com 61 anos, é a figura central do documentário, no qual compartilha sua história de vida. A obra, intitulada "Antiheroine", é dirigida por Edward Lovelace e James Hall, a mesma dupla que codirigiu The Possibilities Are Endless (2014), documentário sobre o músico escocês Edwyn Collins.

A estreia de "Antiheroine" está marcada para o dia 22 de janeiro de 2026, no Sundance Film Festival, o maior festival de cinema independente dos Estados Unidos. O festival é reconhecido por projetar filmes importantes para a história do cinema, como "Pequena Miss Sunshine" (2006) e "Whiplash: em busca da perfeição" (2014).
O documentário foi realizado pela Dorothy St. Pictures, produtora notória por colocar mulheres no centro de suas temáticas. Em declaração à Variety, Julia Nottingham, fundadora da produtora, ressaltou a importância do projeto:
“Courtney esperou muito tempo para contar sua história com suas próprias palavras, e isso é profundamente importante para todos nós da Dorothy St. Pictures: que histórias fortes, com protagonismo feminino, encontrem o público que merecem.”
Além do depoimento da própria Courtney Love, que atualmente vive em Londres e, segundo o NME, trabalha em seu segundo álbum solo, o documentário conta com a participação de nomes conhecidos, entre eles: Billie Joe Armstrong (vocalista do Green Day) e Michael Stipe (vocalista do R.E.M.); além dos ex-colegas de banda de Courtney no Hole, Melissa Auf der Maur (baixista), Eric Erlandson (guitarrista) e Patty Schemel (baterista).
A vida de Courtney Love já foi tema de diversas produções, incluindo especiais de TV e documentários sobre Kurt Cobain — de quem Love é viúva —, como "Cobain: Montage of Heck" (2015). Sua história também foi abordada no livro escrito por sua mãe, Linda Carroll, intitulado "Her Mother's Daughter: A Memoir of the Mother I Never Knew and of My Daughter, Courtney Love" (2006). A própria cantora, por meio de sua música, já deixava pistas de sua trajetória desde o primeiro álbum de sua banda, "Teenage Whore", lançado em 1991.
Por enquanto, não há previsão de lançamento de "Antiheroine" no Brasil. Após um período de distância das redes sociais, Courtney Love retornou recentemente ao Instagram. É possível que este canal seja utilizado para a divulgação do documentário e de seu possível segundo álbum solo. Ainda no Instagram, o diretor Edward Lovelace confirmou que o trailer será divulgado em 2026




Comentários