Lore Twenty Øne Piløts: tudo o que você precisa saber sobre a banda e a lore por trás de sua discografia
- Kimberlly Jane
- 12 de jan.
- 5 min de leitura
Atualizado: 14 de jan.
Pela primeira vez com turnê solo na américa latina, sendo três shows no Brasil, entenda como uma das maiores bandas de rock alternativo do mundo conquistou sua fanbase - tudo sobre Clancy, Torchbearer, Blurryface, Trench, Dema, Twenty One Pilots e suas eras.
Twenty Øne Piløts é um duo de Columbus, Ohio nos Estados Unidos. A banda foi formada em 2009 inicialmente pelo vocalista Tyler Joseph e seus amigos de faculdade, Nick Thomas e Chris Salih.

Tyler Joseph teve a ideia do nome da banda enquanto estudava a peça de teatro “All My Sons” de Arthur Miller, que conta a história de um homem que teve que decidir o que era melhor para a sua família depois de causar a morte de 21 pilotos durante a Segunda Guerra Mundial, porque ele conscientemente os enviou peças defeituosas para o bem de seu negócio. O homem enfrenta uma encruzilhada moral pois poderia devolver as peças e perder dinheiro ou enviá-las e ganhar o dinheiro necessário para sustentar a família.
Naquele mesmo ano eles lançaram o primeiro álbum autointitulado da banda de forma independente e, em 2011, Nick e Chris saíram da banda.
Após a saída dos dois integrantes, o baterista Josh Dun se juntou a Tyler, dando início a formação atual da banda. Em 2011 eles lançaram o seu segundo álbum independente, o “Regional At Best”.
Desde o princípio conquistou sua fanbase pela autenticidade e experiência única em seus shows. Em 2011, o duo esgotou uma casa de show tradicional de Columbus e Twenty One Pilots se tornou um burburinho na indústria. Nos meses seguintes, atraíram a atenção e embora várias gravadoras tenham brigado pela banda, era muito importante para Tyler e Josh que sua independência como artistas criativos e banda não fosse comprometida, então eles assinaram com a Fueled By Ramen (Atlantic Records) em 2012 e os fãs foram os primeiros a saber em um show esgotado em Columbus, veja aqui:
Twenty One Pilots: Signing To Fueled By Ramen
Em 2013, lançaram “Vessel”, o seu primeiro álbum com a gravadora, tornando o Twenty One Pilots o primeiro artista na história da música a ter cada faixa em dois álbuns a ganhar prêmios de ouro ou platina pela RIAA. Recebeu boas críticas e ajudou a conquistar o reconhecimento internacional.
No início de 2014, a banda começou a tomar espaço no mainstream, com pedidos de shows em diferentes cidades, se apresentando em festivais, premiações musicais, programas de tv e com a “Quiet Is Violet World Tour”.
O “Blurryface” marca o início da narrativa de Dema, foi lançado pelo duo em 2015 e é responsável pelos singles “Stressed Out” e “Ride”. O álbum inovador consolidou o sucesso mundial da banda estreando em primeiro lugar na Billboard 200 e foi o primeiro álbum da era digital a ter todas as faixas com certificado de ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA). O álbum foi promovido com a “Blurryface World Tour” em 2015 e a “Emotional Roadshow World Tour” em 2016 e juntas tiveram um total de 236 shows.
A banda já fez dois shows no Brasil, um no Lollapalooza 2016 em São Paulo e um sideshow no Rio de Janeiro, marcando a primeira vez do Twenty One Pilots em solo brasileiro. Ainda em 2016, a banda lançou o “Blurryface Live”, seu primeiro álbum ao vivo disponível apenas em vinil. Além disso, recebeu cinco indicações no Grammy’s e venceu o Grammy’s de melhor performance de duo/grupo pop com “Stressed Out” em 2017.
No ano seguinte, em 2016, Twenty One Pilots lançou o single “Heathens”, que integra a trilha sonora do filme “Esquadrão Suicida”, que fez do duo o primeiro artista alternativo da história a ter dois singles simultâneos na Billboard Hot 100 e o terceiro ato de rock na história a ter dois singles simultaneamente no top 5 da Billboard, juntando-se aos Beatles e Elvis Presley.
Após quase um ano de silencio após o fim da era “Blurryface” e apresentando a narrativa de Dema, o Twenty One Pilots lançou o seu quinto álbum de estúdio em 5 de outubro de 2018. “Trench” expande o som da banda e reforça ainda mais a sua conexão com o público, com lançamento e marketing interativo e músicas com temas envolvendo insegurança, fé, suicídio e saúde mental. O álbum é formado em torno do mundo conceitual de Trench, representado através do marketing e dos videoclipes que o acompanham. A “The Bandito Tour” foi a turnê global do “Trench”, que passou por festivais na América do Sul, trazendo um show para o Brasil, no Lollapalooza 2019 em São Paulo.
Durante a pandemia, a banda lançou os singles “Level of Concern” e “Christmas Saves The Year”, que trouxe conforto e esperança e ajudou a banda a se conectar com seus fãs em tempos difíceis.
Em 2021, o Twenty One Pilots lançou o álbum “Scaled And Icy” junto com uma performance de transmissão ao vivo. “Scaled And Icy” trouxe uma sonoridade pop e alegre. A “Livestream Performance” foi a primeira apresentação ao vivo do álbum e foi realizada em um programa de TV fictício chamado “Good Day Dema” transmitido no evento virtual de lançamento do álbum que conectou a banda com os fãs na ausência de shows durante a pandemia.
Todas as músicas da performance foram lançadas no álbum “Scaled And Icy (Livestream Version)” e também foi editado uma versão mais longa do programa que foi exibido no cinema como “Cinema Experience”. O álbum contou com as turnês “Takeover Tour” em 2021 e “The Icy Tour“ em 2022. A banda também fez um último show extra antes no hiato em 2022, no festival GP Week em São Paulo, marcando sua terceira passagem pelo Brasil. Em março de 2023, a banda fez seis shows para substituir o Blink-182 em festivais na América Latina.
Em 2023, a banda reimaginou e simplificou sua discografia formando o “MTV Unplugged”, seu terceiro álbum ao vivo. O projeto apresentou faixas acústicas e contou com a colaboração da plateia e com Josh Dun estreando nos vocais.
“Clancy”, o sétimo álbum de estúdio do duo, foi lançado em maio de 2024. O álbum encerra a narrativa de Trench e segue o marketing interativo com a fanbase por todo o mundo. Clancy é um álbum visual e todas as faixas possuem videoclipes, sendo o clipe de “Backslide” dirigido por Josh Dun. O lançamento do álbum contou com uma live de transmissão dos clipes e comentários do Tyler e Josh ao vivo.
O single “The Line” foi lançado para a trilha sonora da série Arcane da Netflix, a música também foi uma homenagem para a avó paterna de Tyler.
Curtiu conhecer a história e os álbuns do Twenty One Pilots? Isso foi só o começo!
Essa primeira parte focou na trajetória da banda e suas músicas, mas agora é hora de mergulhar na Lore incrível que eles criaram. Lugares, personagens, eventos... tem muita coisa pra descobrir!
Comments