top of page

The White Buffalo: Estreia de um Ícone do Blues em São Paulo

Foto do escritor: Guilherme SoaresGuilherme Soares

Na última sexta-feira, 6 de dezembro, o espaço Terra SP recebeu pela primeira vez no Brasil, um dos nomes mais intrigantes e impactantes do blues: Jake Smith, mais conhecido como The White Buffalo.


The White Buffalo ganhou notoriedade por suas composições e pela participação em diversas músicas da trilha sonora de Sons of Anarchy, contribuindo ainda mais para o impacto de uma das mais aclamadas séries de televisão de todos os tempos.


Recentemente, o cantor embarcou em uma turnê ao lado de Shawn James, outro grande nome do gênero, que também esteve no Brasil em outubro.


Com casa cheia e um setlist de 22 músicas, Buffalo mostrou toda sua potência vocal e complexidade musical, estreando pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, com o show completamente esgotado.


Logo no início do show, que contou com uma recepção calorosa do público, Buffalo foi recebido com aplausos e gritos de euforia. As primeiras músicas da noite, “Wish It Was True”, “Love Song#1” e “Kingdom For a Fool”, impactaram a todos, inclusive a mim, com sua impressionante qualidade e intensidade vocal, que se parecia muito a seus trabalhos de estúdio.




Mais à frente, tivemos “Set My Body Free”, “The Observatory” e “Problem Solution”. Essa última, para mim, é uma das que mais traduzem o que o Buffalo representa: uma música bem construída, intensa, com um refrão que gruda na cabeça por dias. Sem dúvida, foi a melhor música do "primeiro ato" do show.


Já próximo a metade do show, tivemos “Into The Sun”, “Joe & Helena” e “The Matador”. O grande destaque aqui foi “The Matador”, que ficou muito conhecida através de Sons of Anarchy. Nessa música, Buffalo consegue transmitir uma intensidade e presença incríveis, com uma letra profunda e sua voz potente. Foi o momento em que muita gente parou de cantar para simplesmente observar o artista em ação.


Em seguida, tivemos “BB Guns & Dirt Bikes”, “House of the Rising Sun” e “Syncamore”. Não tem como falar de The White Buffalo sem mencionar um dos melhores covers de sua carreira. A versão de House of the Rising Sun não só roubou a cena em Sons of Anarchy, como também fez o mesmo no palco. Durante a execução, o artista teve sua voz, em vários momentos, quase ofuscada pelo público, que acompanhava cada palavra com intensidade do início ao fim. Muitos, assim como eu, chegam a considerar sua versão de House of the Rising Sun superior à original do The Animals.


Foto por: Guilherme Soares
Foto por: Guilherme Soares

Já perto do final, tivemos “C’mon On Come Up Come Out”, “Stunt Driver” e “Come Join the Murder”. O grande destaque foi, além de Come Join the Murder, que marcou o fim de Sons of Anarchy e mexeu com os corações de todos, Stunt Driver também roubou a cena. Nessa música, a interação entre a banda e o público foi intensa, além de uma grande conexão entre os artistas no palco. Além de Buffalo, o entrosamento com Matt Lynott (bateria) e Christopher Hoffee (guitarra) foi perfeito, elevando ainda mais a energia do show.


No final, tivemos “The Whistler”, “The Pilot” , “Highwayman”, “Damned” e “Oh Darlin’ What Have I Done”. Duas das grandes composições de Buffalo, que também fazem parte da série, fecharam o show: The Whistler e Oh Darlin' What Have I Done. A primeira é um espetáculo à parte – o peso e a intensidade que Buffalo coloca nessa música são de impressionar. O momento em que ele rasga sua voz no refrão “Well, I came to get it on, let’s get it on” é de arrepiar. Já em Oh Darlin' What Have I Done é aquela música feita para ser cantada ao vivo, acompanhada por todo o público, e a escolha dela para encerrar a apresentação em São Paulo foi simplesmente genial.


O show terminou com o público ovacionando The White Buffalo e sua banda, evidenciando sua notoriedade e a base de fãs cada vez mais sólida que o músico possui. Essa noite não só consolidou seu espaço no cenário global do blues, mas também deixou uma pergunta no ar: quando teremos a oportunidade de ver esse artista novamente em solo brasileiro. Setlist 1. Wish It Was True

2. Love Song #1

3. Kingdom for a Fool

4. Set My Body Free

5. The Observatory

6. Problem Solution

7. This Year

8. Into the Sun

9. Joe and Jolene

10. The Matador

11. BB Guns and Dirt Bikes

12. House of the Rising Sun

13. Sycamore

14. C'mon Come Up Come Out

15. Stunt Driver

16. Come Join the Murder (The White Buffalo with The Forest Rangers cover)

17. I Got You

18. The Whistler

19. The Pilot

20. Highwayman (Jimmy Webb cover)

21. Damned

22. Oh Darlin' What Have I Done

Comentarios


bottom of page