top of page

Conhecendo as bandas do Knotfest Brasil 2024: P.O.D.

Um dos gigantes do movimento Nu Metal é preterido por alguns, mas sua incrível performance ao vivo será cartada para conquistar público.


Foto: Divulgação/Instagram


Menos de um mês para recebermos a segunda edição do Knotfest Brasil. E se o festival foi criado por uma banda de Nu Metal (Slipknot), nada mais justo que contar com grandes nomes do subgênero no seu line up. É aqui que o P.O.D. entra. A banda vem sofrendo resistência por parte dos fãs do festival nas redes sociais por conta do perfil musical do grupo, mas vamos analisar os aspectos e curiosidades que podem fazer essa incrível banda a sair como uma das melhores do festival.



Formado em 1992 em San Diego, na Califórnia, o grupo é composto pelo vocalista Sonny Sandoval, o guitarrista Marcos Curiel, o baixista Traa Daniels e Wuv Bernardo (primo de Sonny) na bateria. A banda possui uma temática cristã e seu nome é um acrônimo de Payable On Death (Pagável na Morte), um termo usado nos bancos americanos onde garante aos herdeiros os bens de seu ente falecido, uma clara referência a Jesus Cristo, que morreu para pagar os pecados da humanidade, garantindo à eles o direito à vida e a salvação.



A banda demorou a sair do underground e só conseguiu furar a bolha do mainstream no seu quarto álbum, o Satellite de 2001, lançado no fatídico 11 de setembro. Após o atentado terrorista sofrido pelos EUA, muitas bandas tiveram seus conteúdos restritos nas rádios e televisões por serem considerados sensíveis e inconvenientes pelo momento que aquela nação vivia na época. Essas restrições acabam catapultando o P.O.D. por conta de suas letras sempre otimistas. O primeiro single do álbum, “Alive”, acabou se tornando um hino pelos americanos pela sua positividade em momentos difíceis que o país passava. “Alive” se tornaria assim a música mais conhecida da banda, fato que perdura até hoje.



Mas o P.O.D. não se resume apenas a “Alive”. A banda possui diversas músicas em trilhas sonoras de filmes dos anos 2000. Filmes como Little Nicky - Um Diabo Diferente, Corridas Clandestinas, O Escorpião Rei, Matrix: Reloaded, O Vingador, Triplo X: Estado de Emergência, Tomb Raider: A Origem da Vida, entre outros. Apesar de ser considerada uma banda de Nu Metal, o quarteto consegue demonstrar muita versatilidade ao mesclar outros estilos em suas músicas. Hardcore, Reggae, Rap e Metal Alternativo são alguns gêneros que a banda consegue incrementar em diversas canções sem parecer deslocada com a proposta da banda.



A banda também é conhecida por convidar e dar espaços para vários artistas, dos novos até os renomados. Artistas como Mike Muir (Suicidal Tendencies), Jamey Jasta (Hatebreed), Sen Dog (Cypress Hill), Maria Brink (In This Moment), Randy Blythe (Lamb Of God), Tatiana Shmayluk (Jinjer) já fizeram colaborações com o grupo. Em 2006, em seu álbum Testify, a banda convidou para participar do single “Goodbye For Now” uma desconhecida Katy Hudson, que além da faixa participou também do videoclipe e de apresentações ao vivo da faixa. Katy Hudson essa que dois anos mais tarde viria a ficar mundialmente famosa sob o nome de Katy Perry.



Com participação garantida no Knotfest deste ano, esta será a quinta vez da banda no Brasil (2008, 2010, 2014 e 2017), e embora receba certa resistência nas redes sociais (muito por conta da religião que a banda expõe em seus trabalhos), a tendência é que a apresentação surpreenda muitos que não tiveram a oportunidade ainda de assistir seus shows. Com uma performance incrível e uma presença de palco absurda, Sonny Sandoval é um espetáculo à parte. Sempre muito participativo, com movimentos explosivos, muito feeling e entrega nos momentos mais intimistas. Sonny tem a tendência de se jogar (literalmente) no público já nos primeiros segundos de seus shows e em diversas outras oportunidades, um verdadeiro deleite para quem se encontra na grade e gosta desse tipo de contato com o artista. A expectativa é de reverter vários críticos em novos fãs.



Para quem não é familiarizado com essa excelente banda, veja abaixo a playlist que o To na Grade criou especialmente para você ficar por dentro e quem sabe cantar junto no show deles no Knotfest Brasil 2024:



Comments


bottom of page